segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que é uma pessoa "charmosa" ?

Critérios; cada um faz para definir e identificar o charme em uma pessoa. Sempre ouvi “ah, ele é charmoso demais” ou “nossa, ela tem um charme irresistível”, mas ainda preciso pensar mais sobre.
Charme é o que faz a beleza não ser apenas física. O charme reside nos gestos, nas delicadezas únicas de cada um. Um jeito de piscar, uma forma de mexer no cabelo, uma tipo de risada e sorriso, algo que transforme o conjunto harmonioso, mesmo que seja uma pequena desarmonia. Até mesmo um pequeno defeito pode ser charmoso. Ou vai dizer que aquele jeitão mal-humorado às vezes não é gostoso?
Consegui traçar alguns parâmetros que são quase básicos para definir o charme de alguém: olhar, voz, sorriso e atitude.

Olhar
Talvez o principal fator do(a) charmoso(a). É o jeito como olha, a forma como transmite as emoções através dos olhos.. Um olhar desviado tem tanto charme quanto um olhar encarado. Mesmo ao ler um livro, ver um filme ou ao dirigir. Não adianta: o olhar é a moldura da beleza.

Voz
Aquele “eu te amo” com a voz embargada, tímida.. Ou aquela gargalhada gostosa,  Os trejeitos, a entonação, a malícia… a voz dá ritmo ao charme.

Sorriso
A principal arma da pessoa charmosa. Ela transmite gratidão, alívio, desejo, intenção. Lembre daquela pessoa que considera charmosa e fatalmente se lembrará do sorriso dela. Ele, aliado ao olhar, fazem um estrago com o pobre coração da gente e castiga as pernas ao amolecê-las. Existe algo de misterioso e conhecido no sorriso, a luz do charme.

Atitude
Diretamente ligada à educação e cultura da pessoa. É a forma como se porta socialmente e o conhecimento de vida que ela traz é que faz diferença na composição do(a) charmoso(a). Se dispor a filosofar contigo sobre a vida, analisar sentimentos, atualizar conceitos (sempre respeitando os seus). Conversar sobre política e religião e discordar sem querer te menosprezar ou rebaixar.

Ser charmoso(a) é saber usar e dosar suas qualidades no lugar e na hora certa. Sem exageros, sem precisar chamar a atenção.

2 comentários:

Bru disse...

muito bom!charme faz toda a diferença!

Rozi disse...

Realmente o charme está ligado a todos esses fatores, mas nem sempre conseguimos identifica-los claramente em alguém. As vezes nos sentimos atraídas(os), e não conseguimos identificar nele ou nela o que de fato nos chama atenção. Penso que vale muito mais ser natural, do que tentar ser charmoso ou charmosa.